domingo, 25 de março de 2012

Março / Abril de 2012 - "Updates"

     Mais uma vez peço desculpas pela falta de comprometimento quanto a atualizações mais constantes, mas eu costumo dizer que quem tem muito tempo para falar, pouco resta para fazer... 

     Vamos dar continuidade aos nossos posts gigantescos... assim, podem ler um pouco a cada dia se for o caso e tentar diminuir o impacto das faltas de atualizações.
Estou precisando urgentemente de um webdesigner para criar um site para a Comando da Paz. Talvez dê um pouco de trabalho, mas no momento é mais do que necessário para a continuidade e desenvolvimento de nossos trabalhos.

- Vamos começar com algumas fotos do nosso "Carnaval" no Sanatório Oswaldo Cruz (SOC) de Corrêas, em Petrópolis:


     Esse ano, no Carnaval não pudemos levar nada diferente do usual a não ser nossa uma alegria contagiante! Infelizmente, com a saída de um dos grandes prodígios da música que tivemos em nosso time, não pudemos levar a música que nossos amigos tanto admiram, porém, fizemos nossas tentativas que apesar da falta do tom correto e mesmo das letras, animou o ambiente da casa de saúde por um período de tempo.

     Há quem questione a aplicabilidade de uma ação como estas mas falando pessoalmente, para qualquer questionador, eu deixo a sugestão para que façam ainda que experimentalmente uma ação como estas. O carnaval é certamente uma festa sem grandes valores atrelados a não ser pela cultura de diversão. Todavia, é nossa cultura(que por sinal também é apreciada mundialmente), e há outros fatores que impactam na necessidade de uma ação como esta.
     Imagine-se 20 anos preso a uma cama sem poder sequer levantar sem o auxílio de um enfermeiro. Imagine-se internado a um período superior a 10 anos(como uma grande maioria lá) sem uma expectativa de alta e, apesar da esperança mantida em uma melhora do quadro, no fundo o entendimento de que dificilmente irá para casa.           Grande parte dos familiares, pouco visitam e  muitos provavelmente pensam: "dessa vez, essa semana eu não vou...estou muito atarefado..." e não 

pensam na eternidade que pode levar, esperar por mais uma semana sem sequer uma visita, preso a uma cama.
     Diante deste quadro, as visitas são importantes sim! Já foi comprovado cientificamente a importância do fator psicológico na recuperação de cada paciente e na falta de incentivos, o surgimento de outras disfunções psicológicas oriundas da depressão...

      Em outras palavras, estamos seguindo os ideias humanitários estabelecidos internacionalmente, de reduzir o sofrimento humano e trazer a dignidade aqueles que encontram-se desamparados. 
   
     Mais uma vez gostaria de agradecer a todos os presentes e pessoalmente, pela participação da minha irmã, que me deixou extremamente feliz e orgulhoso (sim, eu sou muito humano também...rs) em tê-la nos acompanhando. Quem sabe algum dia isso não se torne um pouco mais freqüente?


Assunto 2 - De extrema importância para a comunidade de trabalhadores de boa vontade(voluntários):


Essa semana aconteceu no Palácio Itamarati, no Rio de Janeiro(foto acima) o seminário sobre "Perspectivas para um sistema nacional de voluntariado".
Organizado pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil com apoio das Nações Unidas, aqueles que estiveram presentes tiveram o oportunidade de conhecer sistemas de cadastro de voluntários de diversos países apresentados por representantes de suas próprias instituições. 
Diante de representantes de diversas nações tivemos a oportunidade de chegar a muitas conclusões e apesar de poder comparecer apenas no primeiro dia (não consegui liberação no trabalho para os demais), foi o suficiente para ter a certeza de que em breve, teremos as regulamentações devidas para o bom funcionamento de atividades com trabalhadores voluntários.
Ao acompanhar diversos modelos de gerenciamento dos voluntários, me sinto mais confiante em aplicar aquilo que já possuía em mente mas estava tendo dificuldades em fazer acontecer: capacitações.
Estamos trabalhando para conseguirmos alguns horários aos sábados para não apenas formularmos nossas diretrizes como trabalharmos o aperfeiçoamento individual de cada voluntário e a preparação (para aqueles que estiverem interessados) para o trabalho em situações de desastre.
Não vou me alongar muito neste segundo assunto pois consegui criar alguns planos de ação a partir dele e para garantir que as coisas saiam como planejado, é melhor não criar expectativas antes do funcionamento em si.

Como sempre gosto de ressaltar, a ONG não é minha nem de ninguém...a ONG é da sociedade...não visa lucro pessoal nenhum e é nosso instrumento na realização das mudanças que precisamos para lapidar nossa sociedade...  
Todos são bem vindos a participar quando quiserem, seja como turista(aquele que participa quando quer, incluindo aqueles que participam "apenas quando podem", e fazem apenas o que lhes convém) ou engajado ativamente(aqueles que sempre estão presentes e fazem questão de seguir as instruções com seriedade e responsabilidade), mas é claro que com menos responsabilidades, a voz ativa de turistas consequentemente diminui frente a dos voluntários engajados.

Sempre à disposição para o que precisarem,

os contatos permanecem os mesmos!

Um grande abraço fraterno a todos e que apesar de muito trabalho, fiquem em paz!

Att.,


ONG Comando da PAZ
Carlos Eduardo Freitas Ramos
Vice - Presidente 
Líder do Projeto Emissários da Aurora
ce.freitasr@hotmail.com
(24) 8805-6549
(24) 9269-3682

Nenhum comentário:

Postar um comentário